domingo, 29 de outubro de 2017

SERVIDOR INATIVO: INVISÌVEL, INDESEJADO E SUSPEITO

Quando uma colega nos disse que, no final do seu processo de aposentadoria da única escola onde ensinara, ouvira no setor de pessoal "Agora professora, a senhora só precisa vir aqui uma vez por ano para provar que está viva", não apenas corri a convocar as pessoas de Linguagens para lhe fazermos uma merecida festa de despedida, como prometi a mim mesma que eu  faria a minha antes de sair. Não tive energia para organizar a festa, preocupada que estava com a realidade que me esperava e tinha razão nisso. 

É incrível o número de vezes em que ouvi relatos dos colegas aposentados sobre o estranhamento e tristeza, quando retornavam ao IFBa. Confiante de que isso não aconteceria comigo, assim que me aposentei, aceitei entrar para o único cargo que assumi: Coordenadora de Cultura da Sessão Bahia do SINASEFE. Não adiantou. O sentimento também chegou até mim e tive a mesma atitude de afastamento do ambiente no qual trabalhei por 25 anos. O horror não é só o fato de que não há qualquer interesse de nos fazer participar das atividades do instituto, ainda que esporadicamente, de não sermos lembrados enquanto colegas ou valorizada a nossa contribuição como profissionais, é nos matarem simbolicamente antes do tempo. Na hora de estabelecer procedimentos, somos esquecidos, mesmo considerando sermos numericamente bem mais representativos do que os ativos. As condições de dificuldades físicas de alguns de nós também não importam, pois os funcionários da ativa podem acessar os sistemas diretamente dos compu'tadores com que trabalham, enquanto nós temos que ir à instituição dar entrada nos processos e acompanhá-los quantas vezes forem necessárias. 
                                       

Na sexta, eu precisei ir á Reitoria para dar entrada em alguns processos e tentar reaver valores devidos por não seguir os burocráticos trâmites exigidos. O fato de haver uma festa em comemoração ao Dia do Servidor, e eu não ter sido convidada ou informada de que alguns setores estariam fechados em razão dela, foi irônico. Há 6 meses não estou recebendo o valor referente a um ajuda para pagamento do plano de saúde. Vale ressaltar que esse valor corresponde a 15% daquele que desembolso. Para o receber eu precisava enviar mensalmente um comprovante em data anterior ao fechamento da folha sob o risco de receber, sem qualquer correção, alguns meses depois ou ficar em Pagamentos de Exercícios Anteriores que corresponde a um certo limbo financeiro. 

A quinta pessoa que consultei me assegurou que o sistema que eu procurava não me era permitido acessar porque eu era uma servidora inativa e justificou isso dizendo que caso o aposentado tivesse acesso a ele, poderia ver a listagem dos processos. Quando ele me mostrou a listagem dando um clique, achando que estava entendendo mal a sua informação, eu lhe perguntei se todos os servidores ativos tinham acesso à listagem, ao que ele prontamente respondeu: "Sim!" Depois de sentir vontade de chorar eu disse: "Então, após ter ensinado nessa instituição por tanto tempo, ganhei o título de suspeita?"  Todos que acham isso natural se aposentarão e, pelo andar da carruagem, em condições bem piores! A festa será apenas para os ativos.


                                          Imagem da Festa do Servidor na Reitoria do Ifba 

                                     

Quanto a mim, ainda preciso agradecer, porque dirijo, sou de uma geração que conviveu com os recursos informáticos e ainda possuo condições de pleitear meus direitos e fazer denúncias. Nem posso imaginar o quanto têm perdido aqueles em situação pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem muitos gerúndios, longas esperas e musiquinhas, o seu comentário é, de fato, importante para nós! Fique calmo, pois não vamos desligar a nossa ligação virtual, ok?