sexta-feira, 18 de agosto de 2017

HERANÇA PASSADA ESQUECIDA EM MEMÓRIA FUGAZ

Recentemente, encontrei Karina Rabinovitz em dois eventos literários importantes: aula de Alice Ruiz e na Flipelô, cujos ecos ainda  ressoam em nossos ouvidos. Alguns anos antes desse encontro, em recitais que apresentamos, Sarah Roberta Carneiro falara o poema "Currículo" de autoria da poeta. Como tinha dito a Karina que lhe enviaria uma versáo que fizera dele para Sarah, às véspera de sua viagem para seu doutorado em Paris, retomei à publicação original comentando a última edição da Bienal do Livro da Bahia. E eis que lá** descubro, não só a informação de que já a tinha enviado, como que, durante a Feira, admirara a participação de Marynise Prates, hoje minha querida professora no BI da Ufba.    
*(Logo postarei um relato detalhado do evento)
**(http://verapassos.blogspot.com.br/2011/11/era-doce-e-se-acabou.html)

currículo

meu cadastro de pessoa física, este corpo,
que dentro é céu e é jardim.

meu registro geral não foi registrado
e desde meu nascimento,
numa quarta-feira de cinzas,
nutro certo encantamento
por tudo que não é numerado.

meu telefone anda ocupado,
uma família de pássaros fez um ninho
bem no fio de minha linha.
desde então, alí só se aninha
oo canto de uma mãe que espera
pra falar comigo, 
só mesmo depois da primavera,
quando do nascimento do novo passarinho.

minha formação profissional
segue um caminho amador,
insisto no amor. 

minhas atividades atuai
pensar na vida 
e uma corrida sem fim à beira mar...
encontrar saídas e
encontrar entradas
para essa vontade desmedida
de amar.

por fim, minhas referência pessoais,
é melhor que não diga,
pergunte a ninguém,
elas sempre serão más
mais verdadeiro
é que você descubra
na convivência comigo,
meu tempero,
minha loucura,
minha ternura,
meu desassosego...
então,é meu, o emprego?
  http://karinarabinovitz.blogspot.com.br/2009/02/curriculo.html

Segue abaixo a adaptação que fiz deste poema, especialmente para a minha parceira no DI VERSOS - Arte Poética Singular***::

PASSAPORTE
                      Vera Passos para Sarah Carneiro

meu nome o livro já fala, é Sarah

meu endereço é aqui e ali,
Salvador, Equador ou Paris. Nunca para.

meu cadastro de pessoa física este corpo
que por dentro é fogo, nuvem, vento

meu registro geral foi lapidado em verso.
Desde o meu nascimento,
numa cidade com nome de Feira,
nutro certo encantamento
pelo que une e não sabe ser disperso.

meu telefone estará liberado
bão há passarinho, nem ninho ou nest
mas pra falar comigo ou Nelson
sem esvaziar o bolso e ficar complicado
só pelas redes sociais, use a internet

minha formação profissional
segue um caminho itinerante
já que acredito na beleza do instante

minhas atividades atuais
aproveitar as chances da vida
em uma corrida sem fim pra aqui e acolá
encontrar saídas
descobrir entradas,
para essa vontade desmedida
de aprender, de sonhar

por fim, minhas referências pessoais
é melhor que eu não diga
ou que se pergunte a alguém
que me ame demais...
Na saudade, elas são sempre geniais

mais verdadeiro
é que descubra,
sozinho, consigo

na ausência do meu baiano tempero
da minha louca ternura
do meu eterno desassossego

Alors, me deixam partir?
E aí? Garante esperar, pour moi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem muitos gerúndios, longas esperas e musiquinhas, o seu comentário é, de fato, importante para nós! Fique calmo, pois não vamos desligar a nossa ligação virtual, ok?